Eduardo está chegando !!!

Lilypie Pregnancy tickers

terça-feira, 6 de outubro de 2009

16ª semana

Finalmente chegou o tão esperado dia !!!!

Ansiosos ?? Imagina !!! (risos)


Lógico que estávamos doidos para saber se o baby é menino ou menina, mas principalmente queríamos saber como estáva seu crescimento e desenvolvimento.


Ao iniciarmos a ultra, pudemos observar como o nosso bebe havia crescido !!! Mas adivinha, ele estava todo encolhidinho DORMINDO !!!! Putz ... na hora pensamos .... "Acho que não vai ser hoje !!!" (risos). Mas a Drª Maria Amélia não se deu por vencida, e o vídeo, mais uma vez, demorou quase 12 minutos !!!! Mas para a felicidade geral da família, dos amigos e das menininhas que ainda virão por ai .... ele mostrou o piruzinho dele !!! (risos).


Sabe, já estou pensando em cobrar os acessos ao blog ... afinal ... ele poderá se tornar uma celebridade logo ... e todos vendo as partes íntimas do meu filho de graça !!! Na na ni na não !! (risos).


Olha o vídeo do Eduardo ai gente !!!



Engraçado como todo mundo que nunca esteve grávida assume que todas as mudanças que estamos passando estão localizadas em nosso útero. Ninguém menciona o nariz entupido (acontece demais comigo), coceira na pele, a ciática, os surtos de emoção. Mas basta lembrar que todas essas mudanças no corpo vão nos dar uma grande recompensa em apenas alguns meses.

Nariz - Não, você não tem nenhum superpoder, embora você vai sentir como se tivesse, porque você agora consegue sentir o cheiro da pizza, alimentos queimados ou de um sanduíche à quilômetros de distância. Seu aumento da sensação de odor não é o único novo truque que seu nariz está fazendo. Você está percebendo, provavelmente, congestão nasal e talvez até mesmo algumas hemorragias nasais.
É evidente que o seu olfato está no piloto automático, então tente evitar passar por perto de churrascarias, McDonalds, Burger King, ..., enfim, tente evitar alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.

Mama - Seus seios podem ainda estarem sensíveis, especialmente seus mamilos, e eles estão continuando a crescer, crescer e crescer. Apertando um pouco pode até sair um pouco de colostro (ricos nutrientes e anti-corpos), isso é claro se você conseguir tocar seus mamilos sem sentir muita dor, é claro.

Conforme o bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.

O BEBÊ

- Nesta fase o bebê já está praticando todos os tipos de expressões faciais, tais como bocejo, meio sorriso e caretas.

- Agora já é possível saber o sexo do bebê.

- Sua pele continua translúcida e enrugadinha, mas em breve irá acumalar mais gordura abaixo da derme.

- O coração do bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia.

- Seus olhos estão em seu destino final, na frente e não para os lados.

- As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços.

- Esta é a semana mulheres obter uma amniocentese, converse com a sua G.O.. Além de fornecer uma carrada de informações ao médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese também é mais de 99% preciso em determinar qual o sexo do bebê. Portanto, se você quiser saber e você está recebendo uma amnio, agora é um grande momento para saber ao certo.

- Dependendo de sua sensibilidade, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres. (Eu senti um dia antes da ultra !!).

- A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. E ele vai estar pesando 85g aproximadamente. Porém, de acordo com a Drª Maria Amélia (a médica que fez as 3 ultras do meu bebê), a partir desta semana a medida do bebê não será muito precisa, afinal, ele já se encontra um pouco encurvado dentro do útero. Mas para saber aproximadamento o tamanho do bebê, é só multiplicar o tamanho do fêmur por 7. O meu bebê, no momento, está medindo 7 x 2,31 = 16,17cm !!! Pesado 177g !!! Pesadinho já !!!

"Eu - Tenho - Somente - Mais - Cinco - Meses - Até - Tudo - Mudar!!!"

FAZ BEM COMER ...

- Abacate: Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110g contém cerca de 200 calorias. Também é bom saber que tem efeitos benéficos no couro cabeludo e pele. Suavemente laxativo.
- Abacaxi: É rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.

O que evitar comer:
- Evite ao máximo o consumo de frituras, nunca ultrapasse a 1 vez por semana;
- Não utilize gordura hidrogenada, a chamada gordura TRANS, pois são as mais prejudiciais à saúde do seu coração. Ela está contida na maioria dos produtos industrializados, como bolos, biscoitos, margarina e doces comercializados;
- Evite o açúcar branco. Quando tiver vontade de comer doce, prefira frutas ou gelatina diet.

É BOM SABER ...

- Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. No entanto tem maior valor nutritivo que o próprio leite e transmite ao bebê anticorpos da mãe, protegendo-o contra algumas doenças. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros . O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto.

É importante ainda ressaltar que o colostro não passa para o recém-nato todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. Contudo, ele é muito importante, visto que é por meio dele que o recém-nato recebe imunidade para algumas doenças parasitas que podem vir a atacá-lo nos seus primeiros dias de vida, como a tuberculose, sarampo, dentre outras. Faz-se muitas vezes necessário um suplemento nutricional, durante este período, porém a prescrição fica a critério do médico pediatra

CUIDADOS COM OS SEIOS ...

Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.
Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amentar, que algumas mães reclamam, está relacionada a maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

3 comentários:

  1. Parabéns Bia e Diego! Assisti o videozinho agora, acho que vcs rezaram pra caramba né, deste vez ele mostrou que é mais quietinho hahahaha Felicidades pra vcs e muita saúde para o Eduardo!!! Acertei na roupinha, era mais pra menino mesmo hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Papai e Mamãe orgulhosos !!! Que o Eduardo seja muito abençoado por Deus com saúde e muitos talentos que vocês irão corujar !
    Bjs !

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!

    Fiquei emocionada com os vídeos, imagino vocês hehe... :)

    Adorei o Blog!! Muito lindo!! Dudu está um show a parte...

    Beijos

    ResponderExcluir